domingo, 16 de outubro de 2011


Em Londres, o Olhar Digital "bateu um papo" com o Siri, da Apple



iPhone 4S
Igor Lopes, em Londres

Aguardando um voo no aeroporto de Heathrow, em Londres, não contive minha curiosidade.  Pedi umas horas a mais na capital inglesa com a intenção de visitar a loja da Apple e colocar minhas mãos no iPhone 4S, já no seu segundo dia de vendas no mundo. Por enquanto, o aparelho só está à venda em 7 países, e a Inglaterra é um deles. A loja da Apple, aqui em Londres, fica em Covent Garden, um dos pontos turísticos mais movimentados da cidade, e foi pra lá que eu me dirigi direto do aeroporto. 20 estações de metrô e 50 minutos depois, lá estava eu, em Covent Garden, de frente para o templo da Maçã.

Reprodução

Eu não tinha muito tempo - a loja fecharia em 1 hora. Corri em direção a algum vendedor, em busca do aparelho.

"Onde está o iPhone 4S?"
A resposta do funcionário foi aquela que já esperávamos:  "Desculpe, senhor, não temos mais nenhum no estoque…" Todos os aparelhos foram vendidos em menos de 24 horas - não só aqui, mas em todas as lojas do mundo.
Eu até havia guardado um dinheiro na esperança de conseguir um modelo para mim, mas precisarei esperar um pouco mais… De qualquer forma, queria experimentá-lo! Cerca de 10 modelos estavam à disposição dos clientes para que todos pudessem brincar com o último smartphone desenvolvido por Steve Jobs. E eu estava ali, na fila.

Reprodução

Chegou a minha vez!

O aparelho, realmente, me pareceu bem mais rápido que o iPhone 4. As telas e os apps se revezam sem travamento algum, em uma velocidade superior àquela que já nos acostumamos. A câmera de 8 MP tira fotos com uma qualidade surpreendente (ainda mais se comparada às imagens que vocês estão vendo aqui, captadas com um iPhone 3GS e feitas na correria, com uma fila inteira querendo te "espancar" por demorar demais com o aparelho nas mãos…)

Mas a novidade que deixou todos bastante curiosos foi o Siri, o tal "aconselhador pessoal" desenvolvido pela equipe de Jobs. Já lemos muitos reviews por aí - principalmente de sites gringos. Mas será que o Siri é tão bom a ponto de conseguir desenvolver um diálogo com um brasileiro, que fala português? Foi o que eu quis experimentar.

Para ativar o recurso, basta segurar o botão do smartphone por alguns segundos. Um microfone, então, é mostrado na tela para que você fale algo. Tentei ser simpático no meu primeiro contato com o Siri:

"Hey Siri, how are you?"
O resultado decepcionou… O aparelho, automaticamente, tentou estabelecer contato com um tal "Oie Lian Yeh". Seria esta pessoa algum cliente anterior a mim? De qualquer forma, o sistema não funcionou... Mas não perdi as esperanças. Arrisquei um comando mais simples:

"Hello!"

E não é que, assim, consegui estabelecer contato com a máquina pela primeira vez?

Reprodução

Será que o meu sotaque é muito ruim? Afiei a língua, puxei aquele super acento britânico e perguntei:

"What can I do in London?" (ou, "o que posso fazer em Londres?")

Reprodução

Já me sentindo à vontade, resolvi desafiar a máquina: "I didn't like your suggestions".

E o Siri foi irônico! Disse que, se eu não gostei das sugestões, é melhor que eu perguntasse à outra pessoa então! No mesmo clima, falei alguns palavrões e mandei-o para um lugar não muito amigável… E não é que a ironia continuou?

Reprodução

"Desculpe, não gosto dessas categorias arbitrárias".

Ok. Perguntei quanto custaria para levá-lo para casa. Ele checou… e, novamente, tirou uma onda!

Reprodução

"You can't afford it!", ou "você não tem dinheiro para me comprar!"
Na sequência, já irritado (sim, estava irritado com uma máquina que conversa comigo!), disse: "I hate you!" (eu te odeio!)

Reprodução

"Eu nem mesmo existo… como você pode me odiar?
Ok, ok. Baixei a guarda e perguntei: "Você fala português?"

Reprodução

"Só posso verificar negócios nos Estados Unidos, e só quando você estiver falando em inglês americano ou britânico. Desculpe."
Não satisfeito, perguntei: "Quando você falará português?"
O Siri, gentilmente, repetiu a mensagem anterior. Estaria fazendo segredo?
Com uma fila gigante atrás de mim, preferi me despedir da máquina antes de ser linchado pelos outros fregueses, também loucos para experimentar esta que, provavelmente, foi a última genialidade criada por Jobs.

Após a experiência, concluí que o Siri é, realmente, um sistema bastante inteligente. Mas a base dele ainda é bastante limitada: algumas respostas se repetem, outras não são tão exatas assim, e quando ele não "sabe" algo, procura no Google - algo que nós também fazemos normalmente. E, para os brasileiros, a falta do entendimento do português faz falta. Ainda não sabemos quanto tempo a Apple vai demorar para fazer essa atualização e adicionar o nosso idioma. De qualquer forma, acredito que seria capaz de passar horas e horas batendo um papo com esse robô. Da próxima vez, espero estreitar os laços de amizade!

FONTE:http://olhardigital.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário